Início > Cursos Livres > Auxiliar de Dentista

Auxiliar de Dentista

*Nomenclatura Oficial: Auxiliar em saúde bucal

Qualificar o aluno para atuar sob supervisão do cirurgião-dentista e do técnico em saúde bucal, auxiliando-os na instrumentação dos procedimentos odontológicos, elaboração de modelos de gesso, processamento de filmes radiográficos, manipulação de materiais odontológicos, organização do consultório, agendamento e recepção de pacientes, controle de estoque, manutenção do instrumental e equipamentos odontológicos e em programas voltados à promoção da saúde bucal.

O mercado para o auxiliar em saúde bucal (ASB) e para o técnico em saúde bucal (TSB) está em expansão. O Brasil vem avançando na prevenção e no controle da cárie, mas ainda há muito que ser feito. De acordo com o último levantamento epidemiológico (Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, parte do Projeto SB Brasil 2010 do Ministério da Saúde) a cárie e a doença periodontal ainda atingem um percentual significativo da população. Frente a isso, o Governo Federal implantou, em 2002, o Programa Brasil Sorridente, incluindo o ASB e o TSB nas equipes do Programa de Saúde da Família, o que gerou um aumento na demanda por esses profissionais nos serviços públicos.

Pré-requisito:

Idade mínima: 16 anos